segunda-feira, 26 de abril de 2010

História do Tropeiro Paulista


Os paulistas precisando de gado, cavalos e mulas para transporte e alimentação na região, foram para a Vacaria do Mar no Uruguai. Nessa época Manoel Lobo, capitão - Mor, foi designado a fundar a Colônia do Sacramento. Ele chegou ao local pelo litoral.Os portugueses e paulistas, mais tarde sentiram a necessidade de abrir um caminho pelo continente, ligando a Colônia do Sacramento à Sorocaba (SP). Para isto foi designado o sargento - Mor, Francisco de Souza e Faria, que iniciou a abertura do Caminho das Tropas.
Esta é a primeira entrada portuguesa nos Campos de Cima da Serra, e lá foi encontrado o gado franqueiro, que tinha sido colocados pelos jesuítas. Após este "rasgão na mata", Cristovão Pereira de Abreu, conhecedor das Campanhas do Prata, reuniu tropas na região da Colônia do Sacramento e seguiu em direção à Sorocaba (SP). No rastro desta tropa formou-se o Antigo Caminho das Tropas.
Muitas cidades da região sudoeste paulista tem a mesma origem, apesar de serem fundadas em diferentes datas e por pessoas distintas, grande parte dessas, foram pontos de parada para os tropeiros, que vinham em tropas ao longo do tempo traçaram um caminho contribuindo para formação do municipio e deixando sua cultura.
Atualmente existe um projeto para o resgate dessa tão rica cultura que por muitos é esquecida.É o Caminho Paulista das Tropas que compreende 22 cidades: Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Itapeva, Taquarituba, Itaí, Taquarivaí, Buri, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Campina do Monte Alegre, Paranapanema, Angatuba, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Alambarí, Sarapuí, Capela do Alto, Laranjal Paulista, Iperó, Araçoiaba da Serra e Sorocaba. Ficando ainda outras 57 cidades que serviram de ramais alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário